Uganda escalada romeno on Margherita Peak

Uganda. Ruwenzori Mountain. Margherita Peak, 5109 metros. Eu decidi fazer esta expedição, por três razões: Eu queria ir com David e aprender com ele significa organizar uma expedição, ele tinha uma cabeça grande que é a mais bela montanha que subiu lo em 36 expedições -lo e então eu queria ver como eu me comporto de fisiologicamente em alta altitude. Foi a primeira vez que você passar por cima de 5000 metros e queria saber se eu puder. Eventualmente, foi o teste que iria me mostrar meu futuro Montagnard: Eu tenho a capacidade física necessária para atacar montanhas realmente altas para subir ou me orientar parede puro em altitudes máximas de 4000 metros e assim? Para minha alegria, eu finalmente descobri que eu posso ir acima disso.

pessoas

Aqueles com quem nós interagiu - carregadores, guias, funcionários do parque Ruwenzori - são pessoas feat. Pobre, mal protegida por sistema de saúde quase inexistente, sem sonhos e ideais ainda são alegre e comunicativa. Todo mundo que entra em contato com os turistas falar Inglês era aceitável, são úteis, compartilhar suas informações sem ter que puxar a sua linguagem, mas não vá em muito para cinco dólares ponta como egípcios. Se é que sua doença falciforme, eu acho que poderia ser um pouco feliz. Eu fui um dia com nosso ônibus imediatamente depois que eles desceram do monte, para um safari. Todos riram, David jogou, Somoza provocá-lo palestras de nutrição Razvan Marius, como de costume, estava relaxado como pode ser apenas homens que tenham atingido a meta e que espera por dois dias de descanso merecido. O nosso motorista, Xavier, sem dormir e com os olhos vermelhos, como de costume, era mais silencioso como a última vez que tinha visto. Perguntei o que está errado. Ele respondeu simplesmente: "Você sabe, a noite Eu te tirei Kampala para Kasese, eu matei um garoto." Eu mudo e como outros já reagiu quando eu disse a eles. Nós sentimos culpados. "Você sabia que ele estava doente e ainda assim nos levaram a Kasese?". "Oh, vaia, eu fui para o almoço. À noite eu apareci sintomas e morreu de noite malária." Doença que me impede pílulas que me custam 3 euros ... Esta é a África.

montanha

É realmente excelente. Rainforest, chuva, nevoeiro, bambu, atravessando rios sem pontes, pântanos e pântanos como pântanos novamente - pântano inferno visto a 45 graus de inclinação? smile) - grandes lagos, pars, fugas de aderência, geleiras, fendas de rochas verticais. Desde que eu tive sorte. Choveu um dia, e a cimeira foi claro o que a Margherita acontece raramente. Minha sorte proverbial capítulo "enquanto a montanha" atacou novamente.

a ascensão

Primeira equipe: David Neacsu, Aurel "Somoza" Marin Horea Popescu, Dan Barbu Iulian Spătaru Marius Duţu Răzvan Mirea e eu.

Em seguida, orienta: Big John, Philimon Sebastian. Além de dois cozinheiros e cerca de 25 carregadores. Eles merecem atenção extra. Não sherpas do Himalaia, mas impressiona. 20-25 kg de peso voltar cada vez que apanhar, embora inclinou seu refúgio. Vestindo botas de borracha e encargos levando pego com algumas tiras parecia inesgotável. À noite, eles dormiam em abrigos e alguns anexos, porque eram muitos para caber deitado, dormindo em vir, escorada outro. Para aquecer o calor, de modo que o dia em que fomos, fora de uma mistura de fumaça e suor de cortar seus joelhos ...

dia 1
Nyakalengija Campo Base (1,500 m) - Nyabitaba Camp (2,650 m)

Ao longo do caminho, eu conversava com Big John, nosso guia. É de 63 anos, primeiro escalou o pico em 18 anos ( "homens de minha tribo") e não se lembra de quantas vezes foi quando o pico ... Depois da noite passada passou em um avião de Amsterdam e Entebbe e no dia em que zdruncinaserăm 07:00 de ônibus de Kampala para Kasese, 1150 diferença metros nível foi exatamente o que precisávamos. Em testemunho do que, o refúgio deu-lhe brandy ... smile Eu lhe asseguro eram discussões filosóficas foooaaaaarte sobre temas profundos. Tão profundo que não pode ser reproduzido aqui! O grupo começou a ligar-se com alta agradável excepção catalisador líquido. u0026 Classy ser engarrafado Evian! smile) Então, os nossos guias veio com alimentos cozidos, que tinha dado sobre a primeira parcela de Slane, Sibiu salame e cebola vermelha. Não pergunte como eles conseguiram isso em Uganda, temos o direito de permanecer em silêncio! smile

dia 2
Nyabitaba Camp (2650 m) - John Companheiro Camp (3380 m)

Nós acordamos em uma esplêndida chuva tropical. No papel, parece boa volta, a apenas 700 metros de diferença de nível, apenas a duração provável (6-7 horas) não chegou a se conectar. I bezmeticii ou dragão como uma inclinação da curva de nível ou a nossa rota para cima e para baixo. Bingoooo se toda a chuva, para completar nove jardas, a segunda opção! Então eu comecei com uma grande descida para Mubuku River, então depois de um par de horas de caminhada que tínhamos feito apenas 50 metros diferença no nível de 700 a Nyabitaba. E já começou lama ... eu não tinha escolha a não ser ir tão Daniela Silivaş o feixe de varas, raízes, montes, ele pode manter qualquer superfície em tudo. E, como o lançador não é infalível, é claro que em um momento eu coloquei o pé em um toco e subiu aos meus tornozelos em uma grande lama fedorenta formado a partir de lama, água, deixa apodrecer e pensar e qualquer macaco morto que fedia também! Cheguei no John Companheiro depois de cerca de 6:00 a pé, mesmo pouco antes de começar a muita chuva como só o equador pode ver. Nós nos encontramos e futuros colegas abrigos e estrada, dois alemães e quatro franceses. Em nossa propriedade normalmente colocamos Slana e conhaque e dar-lhes alegria !! smile Eu fiz alguma amostragem os alemães com Slane, salame e salsicha carne seca e assim eu achei que eles eram democratas GDR em Dresden que os tempos comunistas escalada através Fagaras. "Ouvi, sim brandy que você ouviu?" Eu perguntei. Eu respondi com uma risada que a altitude em que eu não ia algo do qual eu inferir que tinha experimentado propriedades Evian Transilvânia ... momento da noite foi quando eles se separaram as nuvens e vi, pela primeira vez na distância Margherita pico que veio aqui. Dormir com sua irmã mais nova, Alexandra, os dois lados da montanha Stanley. Veja lindo, com um intervalo de nuvens acima da geleira, cerca de 2000 metros acima de nós. Eu tinha que tocá-lo mais rápido do que eu pensava. smile

dia 3
Camp John Mate (3380 m) - Elena Hut (4541 m)

Era o dia ganhou contra o plano original. Bem, o primeiro dia ganhou. Normalmente, teríamos que parar em Bujuku acampamento em 3977 m, onde a subir no dia seguinte para Elena Hut, o último refúgio antes do ataque final. Eu não sei que motivos nós cozinhados David, o fato é que eu coloquei cerca de 1200 metros diferença de nível e que através dos pântanos, a uma altitude que estava começando a se tornar uma oxigenação questão. Partida de John Companheiro nos colocar em sperietorii frente David durante todo o prazo da expedição: zonas húmidas Bigo Bog.

Um bom começo em que nós fomos cerca de dois quilômetros sobre o pântano em um placas de plataforma que terminou abruptamente! smile Depois, começou a diversão. plantas de pântano que cresciam alguns montículos que tiveram que hopping e ao mesmo tempo manter o nosso equilíbrio. É uma coisa muito cansativo, porque você está sempre tenso e esforço para participar somente os pés, mas todo o corpo. Ao todo, cem metros a pé plana sobre a pobreza isso parecia equivalente a 100 metros de inclinação enviados! : D E para ser trabalho-emprego, em 4000 metros, depois do Lago Bujuku, fodendo pântano começou a subir vertiginosamente. Veja porra divertido para subir uma inclinação de 45 graus e lamacento, e ali, e tem que subir porções de rock com sapatos enlameados ...

Então eu comecei a notar que não só o cansaço físico é a culpa. Eventualmente, eu tinha feito apenas cerca de 600 metros de diferença de altura, eu não tinha razão para se sentir qualquer grande cansaço. No reconstrução, não funcionam mais pausas como ... Opa, altitude começa a se fazer sentir prezenţaaaa ... Mesmo se você está bem fisicamente e acumulado de ácido láctico nos músculos ainda não causar fadiga, concentração cada vez menor de oxigénio a partir do ar não é mesmo fornecer oxigénio para as células do músculo ou do cérebro. O segredo é mudar o ritmo da caminhada, tentar corrigir a respiração, ou seja, o abdome, e não o peito, fazê-lo mais lento do que antes. Quando eu definir um ritmo de duas etapas três ou quatro segundos, tudo voltou ao normal. Faça o esforço de acordo com a quantidade de oxigênio no ar que eu poderia oferecer. Eu me tornei muito cuidado respiração e reações corporais. Comecei a experimentar: como a respiração adequada 3-4 vezes, joelhos imediatamente deu o alarme.

I chegou no abrigo em 4500 m, totalmente satisfeito da minha condição. Eu tinha apenas uma leve dor no pescoço e tanto. Sem tonturas, sem náuseas, e mesmo eu estava com fome, que era um sinal de que o seu metabolismo funcionando corretamente. No entanto, muito entusiasmo ferido. Animado sobre o quão bom eu me sinto em 4500 metros, comecei a preparar a minha mochila para o ataque esta manhã no topo: Tirei a mochila grandes suportes, arnês, capacete, corda, machado de gelo, botas de pico e tudo o que colocá-los em pequena mochila. preparações excitação me fez esquecer o ritmo correto de movimento e altitude I punidos rapidamente. Eu cortei joelhos, eu levei tonturas e náuseas e sentou repejor. Eu me levou uma hora para voltar depois de três chás bêbado e duas viagens para o banheiro. Então eu tomei o cuidado como me mover e eu tive problemas. Não é fácil. Experimente os movimentos de casa que você normalmente faz, mas concentrar o seu fazer na metade da velocidade normal, ver como você segurá-la! smile) eu entendi porque em 7500-8000 metros que leva duas horas para arrumar saco de dormir e amarrar seus cadarços botas ...

ataque final

À noite, comemos bem no 9:00 temos o direito de acordar às 3.00, nós tiramos fotos e conseguimos dormir como sardinhas. Em 3,30 viria "suecos" o nosso chá, café e chocolate, em 4,00 teve que sair. Eu estava curioso se eu dormir, porque eu tipo de emoção antes de grandes eventos cortar sono. Desta vez, o primeiro pântano acumulado fadiga foi mais forte. Ela Tampões, que defendeu com sucesso o Somoza ronco e Razvan ajudou a pegar um par de horas de sono.

Eu acordei em um ponto devido ao excesso de chá corpo, eu saí de calções e casaco acolchoado luz e viu o céu estrelado que você pode imaginar. Ele era cristalino e foi um bom sinal. Voltei para o saco de abrigo e de dormir e eu me encontrei - como de costume antes de eventos importantes smile - antes de chamar o tempo, ou seja, a 2,45. Minutos foi para cima e David, eu acordei e começou tudo censo: quem é capaz de ir em cima ou não. Marius estava nervoso naquela noite foi arrasada mal quando dormimos mal respirando, não tinha apetite, ele teve uma dor de cabeça. Eu teria me sentido triste por ele não pode ir. Mas decidiu ir, embora ele não estava na melhor forma. Eventualmente, eu deixei cinco: me, David, Marius, Horea Dan.

O caminho para o topo era algo como cerca de 300 metros diferença de escalada, em seguida, subir geleira liso, os ângulos, em seguida, rapel penhasco de cerca de 100 m, sobre selvagem, em seguida, subir complicado ruim grampos e machado gelo em gelo em uma vítreo e bem sucedida, então um milagre de escalada da geleira durante cerca de 90 minutos de duração. Finalmente, novamente cerca de 150 metros de diferença de escalada e aqui nós pico em 5109 metros no terceiro pico da África, Margherita Peak! smile Eu estava muito feliz por Marius, que na verdade subiu o último de sua força. Entre outros, Horea e Dan subiu bem, com sua experiência anterior em altas altitudes. Quanto a David, ele silenciosamente fumando! smile) Voltamos de refúgio a 14, embora agora 10 horas. Os meninos estavam esperando com latas de suco de manga e ovos fritos. Nós descansado por uma hora, porque esperamos uma estrada de refúgio 34 horas após Kitandara.

dia 4
Elena Hut (4,541 m) - Kitandara Lakes Camp (4,027 m)

Foi a maneira mais detestável. Do jeito que você acha que ela pretendia ir na mesma direção com você. Eu estava acordado às 3 da manhã, eu tinha a ponta, eu não tinha nenhuma motivação para ir depois de 10 horas para ir antes do Margherita e para trás. Eu rastejei para Kitandara e às 20h30 já estava dormindo. Claro que às 22h00 acordei e sono, Costin se você pode! Acordei David perguntar-lhe ler o livro naquela noite no Nyabitaba e ler até cerca de 1,30, quando finalmente eu roubei paisagem. Ah, antes que eu não ande calcinha rituais e casaco acolchoado para fora! : D 6 foi sobre as patas traseiras, pronto para ir para a próxima refúgio, Guy Yeoman ... smile

dia 5
Kitandara Lakes Camp (4,027 m) - Nyabitaba Camp (2,650 m)

... que eventualmente provou ser Nyabitaba, que eu pulei um refúgio graças impulsos façanhas de David! smile Esta estrada também tem uma história. Eu encontrei landform pântanos "preferidos". Desta vez, ele fez as vítimas: a minha câmera, todas as fotos e vídeos a partir do pico foi retirado da casa odihnescă-los para quem sabe onde, em que eu moída. Meu primeiro impulso foi o de oferecer US $ 100 por dois porteiros se eles voltar e me encontrar. Quantidade bateu boca impensável. Assim que eu disse que eu pensei que um pouco, mas quando vi os dois que foram feitos sobre-voltar imediatamente, eu disse que eu bati-lo bem. E até mesmo um hit. Em um par de dias depois, assistindo a um programa de televisão em um ugandês, eu vi como ganhar uma construção porter, ou seja, aqueles que carregam tijolos e sacos de cimento com caso: 2 dólares americanos por dia. E por falar em custo de vida, custos de gasolina como nós ... Após cerca de 10 horas de caminhada, chegamos Nyabitaba, de onde tinha saído há cinco dias. Eu celebrou o sucesso da expedição com duas cervejas por pessoa. Um porter beers para a aldeia tinha ido 4:00, 10 dólares.

dias 6-10
Kitandara - Nyakalengija - Kasese - Margherita Hotel - Queen Elizabeth Park - Kampala - Entebbe - Amsterdam - Bucareste

Avanço rápido: Eu fui para baixo para o acampamento base; I recebeu um diploma; Eu compartilhei crianças de recompensa chocolate; I bookuit safari; Eu coloquei de volta dois dos três libras perdidos na montanha com batatas fritas e cerveja; Voltei para o FB; Nós rimos nós quebramos; I mimado Horea dois Cohiba e uma Reserva Particular Metaxa que eu carregava em Bucareste e que vou levar em cada envio de agora em diante; Assustei garçons Margherita com a nossa sede! smile)

Última chance de menção foi gasto no aeroporto de Entebbe. No check-in, um cobrador de impostos queria ver meus suportes na mochila. Quando eu abri acima tinha um saco com algumas pedras em cima tiradas como lembranças. Pergunto-me o que há de errado com eles, eu digo, ele não, precisamos de aprovação do Ministério da geologia. Amigo, são memórias, não roubar seu porão! Isso não é nada, eu bato suportes e levá-lo jurar em romeno, embora eu baixar. Em um ponto, eu paro bons desejos e dizer-lhe "amigo, eu vim para o seu país, eu gasto US $ 2000 e você me diga que não pode obter algumas pedras?" Que se sente um pouco, então eu pedir seu passaporte. Vamos lá, eu posso ver agora 'Deixo Uganda maio 2013 !!! Ele olhou passaporte, ele me dá de volta com pedras e me diz que eu posso levá-los. Deus ajuda que meu passaporte não estava escrevendo os EUA, Reino Unido, França, Portugal, Bélgica ou qualquer país para furtar fortemente em África ... smile